segunda-feira, 27 de julho de 2009

Desamarrando o "nó" do aeroporto Jorge Amado

Na segunda-feira 20, no programa Pense Turismo, que comando na rádio Nova Bahiana, dediquei na íntegra o programa aos entraves e as soluções do nosso aeroporto.

No domingo 19, tinha sido a data de dois anos do fatídico acidente do voo da Tam em São Paulo. Mostramos que para um único problema que afeta as duas pistas, a Anac tomou duas medidas técnicas diferentes. Lá em sampa, fizeram cortes na pista para facilitar o atrito e desta forma favorecer a freagem. Aqui colocaram cancelas. Lá funcionou aqui nem precisa falar.

Conversei que o problema é político. Que quando um político de peso quisesse, a situação se normalizaria. Isto tudo falei ao vivo as 11.30 horas. Para a minha surpresa na terça já começam as noticias ventilando que o presidente Lula em reunião com Governador Wagner, teriam resolvido o imbróglio. O “nó” teria sido desamarrado. Decisão rápida e certeira, tanto quanto a espada de Alexandre o Grande quando cortou o mitológico nó que abriria as portas da Ásia para um conquistador.

Muitos amigos e amigas me ligaram, mandaram E-mail, querendo saber a relação, do que foi conversado no programa Pense Turismo e a decisão presidencial do dia seguinte. Alguns falaram que presidente Lula falou para o Brigadeiro Saito, que, resolvesse logo o problema de Ilhéus por que assessores da presidência, de férias em Ilhéus tinha acompanhado o programa, e que ninguém tinha falado para ele do assunto, senão já teria resolvido faz meses. Enfim. Coincidências. Mitologias. Coisas da vida. Nas ondas do rádio. Aconteceu.

Estou atento, parece que agora vai se normalizar a situação. Porém, só vou ficar tranquilo quando eu ver uma aeronave comercial aportado no aeroporto Jorge Amado. A noite claro.