sexta-feira, 31 de julho de 2009

HABEMUS PAPAM

Ilhéus em muitos aspectos, é peculiar. Mantém aquelas coisas de cidade de interior. Mas ontem parecia Roma, melhor dizendo, parecia o Vaticano.

Que sou um apreciador de um bom café e de uma boa prosa, todos sabem. Tem dois locais que frequento para essas duas coisas, sem importar a ordem. Um o Dona Café, ali na pracinha do Teatro Municipal, e o outro, onde me encontrava ontem, o Café do Amado Jorge, no antigo colégio Afonso de Carvalho.

Claro que os amigos me vendo, sabendo do programa na Bahiana, Pense Turismo, e sabedores que tanto penso quanto respiro Turismo 24 horas, sete dias na semana, toda hora vinham com perguntas. Viu Ariel, o secretário saiu. Viu Ariel tiraram o secretário. Foi isto, foi aquilo. Um vai e vem de ideias, pensamentos, nem sempre bem espirituosos, a maioria das vezes de deboche. Coisas da vida. Quem optou por andar na chuva, tem que se molhar.

Motivo aparte. O fato é, que iniciamos uma nova caminhada. Entre um gole de café e outro. Eu ficava olhando o telhado do Palácio Paranaguá. Nada de fumacinha branca. Algumas pombas teimosas reboavam. Vinha um e me dizia, o nome cogitado e de um publicitário de renome. Nada de fumacinha branca. Chegava outro e me dizia, tratasse de um hoteleiro reconhecido. Nada de fumacinha branca. Apareceu mais um falando, olha, é um vereador, já ta certinho. Nada de fumacinha branca. Olha, falou mais um, parece que, a pasta do Turismo vai ser anexada a outra secretaria e um empresário do setor, já lá dentro, assumirá as duas. Nada de fumacinha branca.

A “coisa” ta quente. O assunto está fervilhando. Não estamos vivendo momentos bons no Turismo de Ilhéus. Andamos retrocedendo muito no último ano. Como a batata assou, e continua quente, poucos tem a coragem de pegar. Fica passando de mão em mão. Ninguém pega, só ficam assoprando. Uma coisa é certa, a medida chegou em boa hora. Tarde talvez, mas se fazia necessária. O antigo secretário já estava sem diálogo no trade, na imprensa, isolado. Quem assume, tem muito trabalho pela frente. Tudo a ser feito. A secretaria era que passar por uma reestruturação completa, ampla e irrestrita.

Duas coisas deverá assumir o novo secretário. Compromisso, compromisso com o município e com os munícipes. Esta foi uma das coisas que notamos faltar no anterior, falta de comprometimento. A segunda é, realizar e divulgar o planejamento estratégico para os próximos cinco anos. Outro assunto esquecido pelo anterior secretário, se algum dia teve planejamento, nunca foi divulgado.

Ilhéus precisa de uma política pública séria sobre Turismo.