quinta-feira, 30 de julho de 2009

Programa Olá Turista




Ontem (28), foi apresentado ao trade turístico baiano o programa Olá! Turista, no Centro de Convenções da Bahia. O projeto é uma iniciativa do Ministério do Turismo (MTur) e da Fundação Roberto Marinho, e tem como objetivo ensinar à distância inglês e espanhol aos profissionais do turismo ligados diretamente ao setor público.

"Esse é o ponto chave para as ações de qualificação profissional de atendimento ao turista para a Copa de 2014", afirmou Luciano Paixão, coordenador geral de Qualificações e Certificação do Mtur.



O programa começa em fase piloto em Salvador e Rio de Janeiro, onde serão inscritos 500 profissionais no total, sendo 250 para cada cidade. As aulas serão divididas em módulos - básico, regional e profissional - e terão início no final de agosto.


Após esta fase inicial, serão abertas vagas também em Manaus e para outros destinos indutores dos três estados. "A medida vai focalizar nos três destinos que tem maiores apelos em nível internacional e qualificar nosso receptivo, que tem algumas deficiências no que diz respeito a idiomas", afirma Emilia Salvador Silva, presidente da Bahiatursa.

"Serão oitenta mil vagas disponíveis para as turmas de 2010, as aulas terão início em janeiro e terminarão em dezembro, para que as pessoas tenham tempo de concluir 80 horas de curso. Para quem não tiver acesso à internet em casa, faremos parcerias com pontos de rede das cidades que funcionarão como salas de conexão, que contará com orientador regional", informou Paixão.


Algumas ações ligadas ao ensino de idiomas já foram realizadas, porém em formato de aulas presenciais. "Esse modelo on-line é interessante e o acesso de casa pode facilitar o processo de aprendizagem", declara Domingos Leonelli, secretário de Turismo da Bahia.

Para participar do curso, o profissional deve ter mais de 18 anos, ser alfabetizado e estar ligado a alguma associação, sindicato ou cooperativa pré-cadastradas no programa.
Fonte: HN(Ana Lucia Silva)