quarta-feira, 22 de julho de 2009

Embratur barra material promocional com apelo sexual.

A Justiça Federal negou o pedido da Embratur para retirar de circulação o guia "Rio for Partiers" (Rio para festeiros, em tradução livre) que possui um polêmico capítulo sobre as mulheres brasileiras e como se relacionar com elas. A Advocacia-Geral da União (AGU) encaminhou à Justiça Federal ação para retirar de circulação o guia, sob o argumento de que ele estimula o turismo sexual, viola a dignidade humana e expõe o povo brasileiro a situação vexatória". O mérito da ação, porém, ainda vai ser julgado. A Embratur alega ainda que a publicação usa irregularmente o selo Marca Brasil, da estatal, para a promoção do país no exterior.

O livro classifica as mulheres em quatro grupos:

"A 'Britney Spears' é linda e filhinha de papai, normalmente são metidas. Esqueça elas; (...) as 'hippie/raver' são mais divertidas, fáceis de se chegar, boas de papo, difícil de beijar, fácil de beber e se divertir com elas; (...) as com mais de 30 anos gostam de se divertir, dançar, beber e beijar. Trate elas como uma dama e elas o tratarão como um rei, talvez não esta noite, mas amanhã com certeza; (...) As 'popozudas', malham, vestem calças apertadas que entram no bumbum, pintam o cabelo de louro e fazem de tudo para ficarem lindas", descreve o livro.

" O texto recomenda ainda que que o turista não "tente pegar sua brasileira na praia". E aconselha: "tente começar a beijar o mais rápido possível". "

O texto recomenda ainda que que o turista não "tente pegar sua brasileira na praia". E aconselha: "tente começar a beijar o mais rápido possível".

O criador do guia e dono da editora Solcat Ltda, Cristiano Nogueira, explica que esse é o capítulo que se refere ao namoro na cidade, e tem como objetivo evitar atritos culturais.

- Se a mulher turista não souber como é a cultura do carioca, ela pode até se ofender ou achar a abordagem agressiva. E vice-versa. A gente explica como lidar com os cariocas nessa situação de namoro, que é um direito do turista - explicou.

Nogueira afirmou ainda que ficou surpreso com a atitude da Embratur, que não tentou entrar em contato com ele em nenhum momento.

- Se a Embratur tivesse falado comigo sobre o assunto, eu com certeza tentaria entrar num acordo com eles. Meu objetivo é vender livros, não é falar mal do Rio - explicou o escritor, que se defendeu sobre o uso do selo da Embratur no guia:

Em nota, a Embratur afirmou que não houve qualquer pedido por parte da editora para a utilização da Marca Brasil, por isso a editora não foi autorizada a usar a logomarca.

"Marca Brasil é a logomarca utilizada para promoção turística e comercial do Brasil no exterior, cuja cessão de uso é de exclusiva responsabilidade do Ministério do Turismo, por meio da Embratur. Em nenhum momento houve qualquer pedido, por parte da Editora Solcat Ltda, de utilização da Marca Brasil na revista Rio for Partiers - ou seja, a editora não foi autorizada a usar a logomarca em suas publicações", afirmou o órgão.

Ainda de acordo com nota, a Embratur afirma que o foco da promoção turística do Brasil no exterior é a diversidade cultural do país e suas belezas naturais.

"O Ministério do Turismo, por meio da Embratur, condena qualquer utilização de imagens, expressões ou apelos que remetam à exploração do turismo com conotação sexual e, por este motivo, não faz cessão de uso da Marca Brasil para publicações que vão de encontro a este conceito".
Fonte: O Globo