sexta-feira, 31 de julho de 2009

HSSA será GSA da Qatar no Brasil

A partir de amanhã (dia 1° de agosto), a Handy and Support Sales Agent (HSSA) será a GSA oficial da Qatar Airways no Brasil. “Relacionamento com o mercado, distribuição de políticas e condições, vendas com acordos, vendas on-line, encaminhamento de solicitações via sistema, informações gerais, contabilidade, faturamento, ajustes e ações de marketing serão papéis da HSSA”, explicou o diretor de Marketing e Vendas da empresa, César Floreste. Os contatos da HSSA são (11) 2141-2100, cesar@hssa.com.br, e marcelo@hssa.com.br.
Fonte: Panrotas

CNTur lança programa de qualificação de olho em 2014

Na manhã de hoje (31) a Confederação Nacional de Turismo (CNTur) lançou a Rede Brasil de Qualificação em Turismo, programa voltado para capacitação de profissionais tendo em vista a realização da Copa do Mundo de 2014 e, possivelmente, as Olimpíadas de 2016, no Brasil. O evento aconteceu no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro.

Os cursos deverão ser iniciados dentro de 60 dias e acontecerão em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, tendo como primeiro foco a capital fluminense. As aulas, em parceria com universidades, serão gratuitas e destinadas apenas para os que tiverem o segundo grau completo.

A estimativa é que cerca de cinco milhões de trabalhadores sejam beneficiados em 2.100 municípios. "É necessário que o setor se mobilize em conhecer e participar de programas que geram oportunidades transformando-as em estratégias. Para o Rio CVB trabalhar em conjunto com a CNTur é gerar possibilidades maiores de captação de eventos com calendários prévios para uma maior organização dos setores que se beneficiam", acredita Paulo Senise, diretor executivo do Rio Convention & Visitors Bureau.

Confira abaixo as fotos do evento.
Fonte: HN(Rhaiane Sodré)

Serviço
www.cntur.com.br

HABEMUS PAPAM

Ilhéus em muitos aspectos, é peculiar. Mantém aquelas coisas de cidade de interior. Mas ontem parecia Roma, melhor dizendo, parecia o Vaticano.

Que sou um apreciador de um bom café e de uma boa prosa, todos sabem. Tem dois locais que frequento para essas duas coisas, sem importar a ordem. Um o Dona Café, ali na pracinha do Teatro Municipal, e o outro, onde me encontrava ontem, o Café do Amado Jorge, no antigo colégio Afonso de Carvalho.

Claro que os amigos me vendo, sabendo do programa na Bahiana, Pense Turismo, e sabedores que tanto penso quanto respiro Turismo 24 horas, sete dias na semana, toda hora vinham com perguntas. Viu Ariel, o secretário saiu. Viu Ariel tiraram o secretário. Foi isto, foi aquilo. Um vai e vem de ideias, pensamentos, nem sempre bem espirituosos, a maioria das vezes de deboche. Coisas da vida. Quem optou por andar na chuva, tem que se molhar.

Motivo aparte. O fato é, que iniciamos uma nova caminhada. Entre um gole de café e outro. Eu ficava olhando o telhado do Palácio Paranaguá. Nada de fumacinha branca. Algumas pombas teimosas reboavam. Vinha um e me dizia, o nome cogitado e de um publicitário de renome. Nada de fumacinha branca. Chegava outro e me dizia, tratasse de um hoteleiro reconhecido. Nada de fumacinha branca. Apareceu mais um falando, olha, é um vereador, já ta certinho. Nada de fumacinha branca. Olha, falou mais um, parece que, a pasta do Turismo vai ser anexada a outra secretaria e um empresário do setor, já lá dentro, assumirá as duas. Nada de fumacinha branca.

A “coisa” ta quente. O assunto está fervilhando. Não estamos vivendo momentos bons no Turismo de Ilhéus. Andamos retrocedendo muito no último ano. Como a batata assou, e continua quente, poucos tem a coragem de pegar. Fica passando de mão em mão. Ninguém pega, só ficam assoprando. Uma coisa é certa, a medida chegou em boa hora. Tarde talvez, mas se fazia necessária. O antigo secretário já estava sem diálogo no trade, na imprensa, isolado. Quem assume, tem muito trabalho pela frente. Tudo a ser feito. A secretaria era que passar por uma reestruturação completa, ampla e irrestrita.

Duas coisas deverá assumir o novo secretário. Compromisso, compromisso com o município e com os munícipes. Esta foi uma das coisas que notamos faltar no anterior, falta de comprometimento. A segunda é, realizar e divulgar o planejamento estratégico para os próximos cinco anos. Outro assunto esquecido pelo anterior secretário, se algum dia teve planejamento, nunca foi divulgado.

Ilhéus precisa de uma política pública séria sobre Turismo.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

HERMANO FAHNING DEIXA A SETUR



Hermano Fahning não é mais secretário de turismo de Ilhéus. Convocado na última segunda-feira (27) para assumir o cargo de engenheiro civil do município, para o qual foi aprovado em primeiro lugar no concurso público de 2007, Hermano pensou, repensou e decidiu sair da Setur.

A decisão foi comunicada hoje pela manhã ao prefeito Newton Lima e, agora à tarde, o secretário oficializa a saída, com a entrega da carta de exoneração.

Hermano ainda não sabe em que Secretaria ficará lotado. Pela função que vai desempenhar, pode ir para a pasta de Obras, Serviços Urbanos ou Controladoria-Geral.
Fonte: www.pimentanamuqueca.com.br

Cadastur ganha novas matrizes para cadastro de empresas

O Ministério do Turismo (MTur) concluiu o processo de construção de novas matrizes para o cadastro de prestadores de serviços turísticos (Cadastur). Em oficina realizada nessa terça-feira (28), em Brasília, com a participação de várias entidades do setor, foi definido o modelo para inclusão da categoria Prestadora Especializada em Segmentos Turísticos no sistema.



“As oficinas, já realizadas com os demais segmentos, tiveram como finalidade debater, definir orientações e alinhar procedimentos e requisitos para a formulação de uma matriz específica para coleta de dados e efetivação de cadastro para cada categoria”, explicou o coordenador geral de Serviços Turísticos do MTur, Ricardo Moesch.



Com a edição da Lei do Turismo (Nº 11.771/08), o cadastro tornou-se obrigatório para seis categorias de prestadores de serviços turísticos: agências de turismo, meios de hospedagem, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos e acampamentos turísticos. “O cadastro representa vantagens para as empresas, que podem participar de programas do MTur e receber financiamentos públicos, e segurança para o consumidor”, resume o coordenador.



A necessidade de criação de novas matrizes surgiu com a possibilidade, prevista na lei, de adesões voluntárias ao Cadastur, sistema online de consulta pública operado pelo MTur. No momento, já existem exemplos de modelos formatados para atividades de Restaurantes, Cafés e Bares; Centro de Convenções; Estrutura de Apoio ao Turismo Náutico e Parque Temático Aquático, cujo cadastro é facultativo.



Poderão integrar também o Cadastur os seguintes segmentos: Locadora de Veículo para Turistas; Prestadora de Serviços de Infra-estrutura para Eventos; Casa de Espetáculo e Prestadora Especializada em Segmentos Turísticos, cuja matriz acaba de ser criada.

Fonte: Ascom MTur

Bahia ganhará projeto residencial-hoteleiro com faculdade



Projeção artística do Camaçari Lagoon Resort
(imagem: Caldeira Figueiredo Arquitectos)


A portuguesa JML Empreendimentos e Participações apresentou na noite de ontem (22), durante evento em Camaçari, na Bahia, o projeto do Camaçari Lagoon Resort que será construído, no litoral norte baiano.

O projeto inicial prevê a construção de um complexo residencial e hoteleiro em uma área de 1.500 m2, além de uma Faculdade de Hotelaria, que será administrada pela Faculdade Baiana de Engenharia (FBE). O investimento será na ordem de R$ 200 milhões e devem ser gerados três mil novos empregos.

O hotel terá 440 UHs divididas em três blocos. Destas, 120 unidades servirão de apoio à Faculdade de Hotelaria. "A ideia de incluir a faculdade surgiu a partir dos contatos que tivemos com a prefeitura de Camaçari, desde junho do ano passado. Juntos identificamos a necessidade de mão-de-obra qualificada para o setor", revela Ventura Miranda, diretor da JML Empreendimentos e Participações Ltda.

Quanto à questão da sustentabilidade, Ventura explica que "tudo será tratado e recuperado no espaço do empreendimento, desde o tratamento do esgoto, até o aproveitamento da águas residuais, divisão de lixos e uma série de soluções ambientais que estão sendo estudadas por instituições locais", finaliza.
Fonte: HN(Délia Coutinho)

Programa Olá Turista




Ontem (28), foi apresentado ao trade turístico baiano o programa Olá! Turista, no Centro de Convenções da Bahia. O projeto é uma iniciativa do Ministério do Turismo (MTur) e da Fundação Roberto Marinho, e tem como objetivo ensinar à distância inglês e espanhol aos profissionais do turismo ligados diretamente ao setor público.

"Esse é o ponto chave para as ações de qualificação profissional de atendimento ao turista para a Copa de 2014", afirmou Luciano Paixão, coordenador geral de Qualificações e Certificação do Mtur.



O programa começa em fase piloto em Salvador e Rio de Janeiro, onde serão inscritos 500 profissionais no total, sendo 250 para cada cidade. As aulas serão divididas em módulos - básico, regional e profissional - e terão início no final de agosto.


Após esta fase inicial, serão abertas vagas também em Manaus e para outros destinos indutores dos três estados. "A medida vai focalizar nos três destinos que tem maiores apelos em nível internacional e qualificar nosso receptivo, que tem algumas deficiências no que diz respeito a idiomas", afirma Emilia Salvador Silva, presidente da Bahiatursa.

"Serão oitenta mil vagas disponíveis para as turmas de 2010, as aulas terão início em janeiro e terminarão em dezembro, para que as pessoas tenham tempo de concluir 80 horas de curso. Para quem não tiver acesso à internet em casa, faremos parcerias com pontos de rede das cidades que funcionarão como salas de conexão, que contará com orientador regional", informou Paixão.


Algumas ações ligadas ao ensino de idiomas já foram realizadas, porém em formato de aulas presenciais. "Esse modelo on-line é interessante e o acesso de casa pode facilitar o processo de aprendizagem", declara Domingos Leonelli, secretário de Turismo da Bahia.

Para participar do curso, o profissional deve ter mais de 18 anos, ser alfabetizado e estar ligado a alguma associação, sindicato ou cooperativa pré-cadastradas no programa.
Fonte: HN(Ana Lucia Silva)

Turisforte desenvolve plano de marketing para a Praia do Forte



A Associação Comercial e Turística da Praia do Forte (Turisforte) desenvolveu um plano estratégico de marketing para a Praia do Forte, no litoral norte baiano, com o objetivo de estimular o fluxo e o comércio no destino para o período de 2010. O projeto foi encomendado à consultora de marketing Renata Franco, tendo como parceiros o Ministério do Turismo, Sebrae e a Secretaria de Turismo do município da Mata de São João.

Segundo a diretora de Marketing da Turisforte, Rosa Brandão, o alvo principal do plano é promover ao trade turístico ações de capacitação dos profissionais de vendas dos canais nacionais, promoção de famtours e participação ativa em feiras como Abav e Festival de Gramado.

De acordo com a executiva, estão na lista de ações a criação de uma nova marca para o destino e novos materiais de divulgação. A previsão da Turisforte é colocar o plano em prática ainda no
segundo semestre deste ano.
Fonte: HN(Délia Coutinho)

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Desamarrando o "nó" do aeroporto Jorge Amado

Na segunda-feira 20, no programa Pense Turismo, que comando na rádio Nova Bahiana, dediquei na íntegra o programa aos entraves e as soluções do nosso aeroporto.

No domingo 19, tinha sido a data de dois anos do fatídico acidente do voo da Tam em São Paulo. Mostramos que para um único problema que afeta as duas pistas, a Anac tomou duas medidas técnicas diferentes. Lá em sampa, fizeram cortes na pista para facilitar o atrito e desta forma favorecer a freagem. Aqui colocaram cancelas. Lá funcionou aqui nem precisa falar.

Conversei que o problema é político. Que quando um político de peso quisesse, a situação se normalizaria. Isto tudo falei ao vivo as 11.30 horas. Para a minha surpresa na terça já começam as noticias ventilando que o presidente Lula em reunião com Governador Wagner, teriam resolvido o imbróglio. O “nó” teria sido desamarrado. Decisão rápida e certeira, tanto quanto a espada de Alexandre o Grande quando cortou o mitológico nó que abriria as portas da Ásia para um conquistador.

Muitos amigos e amigas me ligaram, mandaram E-mail, querendo saber a relação, do que foi conversado no programa Pense Turismo e a decisão presidencial do dia seguinte. Alguns falaram que presidente Lula falou para o Brigadeiro Saito, que, resolvesse logo o problema de Ilhéus por que assessores da presidência, de férias em Ilhéus tinha acompanhado o programa, e que ninguém tinha falado para ele do assunto, senão já teria resolvido faz meses. Enfim. Coincidências. Mitologias. Coisas da vida. Nas ondas do rádio. Aconteceu.

Estou atento, parece que agora vai se normalizar a situação. Porém, só vou ficar tranquilo quando eu ver uma aeronave comercial aportado no aeroporto Jorge Amado. A noite claro.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Embratur barra material promocional com apelo sexual.

A Justiça Federal negou o pedido da Embratur para retirar de circulação o guia "Rio for Partiers" (Rio para festeiros, em tradução livre) que possui um polêmico capítulo sobre as mulheres brasileiras e como se relacionar com elas. A Advocacia-Geral da União (AGU) encaminhou à Justiça Federal ação para retirar de circulação o guia, sob o argumento de que ele estimula o turismo sexual, viola a dignidade humana e expõe o povo brasileiro a situação vexatória". O mérito da ação, porém, ainda vai ser julgado. A Embratur alega ainda que a publicação usa irregularmente o selo Marca Brasil, da estatal, para a promoção do país no exterior.

O livro classifica as mulheres em quatro grupos:

"A 'Britney Spears' é linda e filhinha de papai, normalmente são metidas. Esqueça elas; (...) as 'hippie/raver' são mais divertidas, fáceis de se chegar, boas de papo, difícil de beijar, fácil de beber e se divertir com elas; (...) as com mais de 30 anos gostam de se divertir, dançar, beber e beijar. Trate elas como uma dama e elas o tratarão como um rei, talvez não esta noite, mas amanhã com certeza; (...) As 'popozudas', malham, vestem calças apertadas que entram no bumbum, pintam o cabelo de louro e fazem de tudo para ficarem lindas", descreve o livro.

" O texto recomenda ainda que que o turista não "tente pegar sua brasileira na praia". E aconselha: "tente começar a beijar o mais rápido possível". "

O texto recomenda ainda que que o turista não "tente pegar sua brasileira na praia". E aconselha: "tente começar a beijar o mais rápido possível".

O criador do guia e dono da editora Solcat Ltda, Cristiano Nogueira, explica que esse é o capítulo que se refere ao namoro na cidade, e tem como objetivo evitar atritos culturais.

- Se a mulher turista não souber como é a cultura do carioca, ela pode até se ofender ou achar a abordagem agressiva. E vice-versa. A gente explica como lidar com os cariocas nessa situação de namoro, que é um direito do turista - explicou.

Nogueira afirmou ainda que ficou surpreso com a atitude da Embratur, que não tentou entrar em contato com ele em nenhum momento.

- Se a Embratur tivesse falado comigo sobre o assunto, eu com certeza tentaria entrar num acordo com eles. Meu objetivo é vender livros, não é falar mal do Rio - explicou o escritor, que se defendeu sobre o uso do selo da Embratur no guia:

Em nota, a Embratur afirmou que não houve qualquer pedido por parte da editora para a utilização da Marca Brasil, por isso a editora não foi autorizada a usar a logomarca.

"Marca Brasil é a logomarca utilizada para promoção turística e comercial do Brasil no exterior, cuja cessão de uso é de exclusiva responsabilidade do Ministério do Turismo, por meio da Embratur. Em nenhum momento houve qualquer pedido, por parte da Editora Solcat Ltda, de utilização da Marca Brasil na revista Rio for Partiers - ou seja, a editora não foi autorizada a usar a logomarca em suas publicações", afirmou o órgão.

Ainda de acordo com nota, a Embratur afirma que o foco da promoção turística do Brasil no exterior é a diversidade cultural do país e suas belezas naturais.

"O Ministério do Turismo, por meio da Embratur, condena qualquer utilização de imagens, expressões ou apelos que remetam à exploração do turismo com conotação sexual e, por este motivo, não faz cessão de uso da Marca Brasil para publicações que vão de encontro a este conceito".
Fonte: O Globo

CONOTEL 2009 - Turismo de Luxo: Potencializando destinos

3o Congresso Internacional sobre Desenvolvimento Sustentável

Hotelaria prepara encontro inédito com deputados

Será nos dias 6 e 7 de agosto, no Pestana Bahia, em Salvador, um evento histórico que promete ser um divisor de águas na hotelaria nacional: as quatro entidades do setor — a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (FNHRBS), o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb) e a Associação Brasileira de Resorts (Resorts Brasil) — convidam o presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara (CTD), Afonso Hamm, e seus demais integrantes para uma agenda de dois dias, quando se apresentarão aos parlamentares, traçarão cenários de cada setor que representam e proporão ações, projetos e compromissos.

A hotelaria quer mostrar aos parlamentares que são uma coisa só no Brasil, apesar da segmentação, necessária, das entidades. Os hoteleiros querem passar um raio-x completo dessa indústria, sua contribuição para o País, e mostrar a união de interesses. O objetivo é também traçar projeções até a Copa do Mundo de Futebol de 2014.

A ideia partiu do vice-presidente de Relações Institucionais do Fohb, Roberto Rotter, presidente da Pestana na América do Sul. A organização é do Fohb, mas a pauta, a agenda e o conteúdo estão sendo formatados pelas quatro entidades, presididas por Rafael Guaspari (Fohb), Álvaro Bezerra de Mello (ABIH), Norton Lenhart (FNHRBS) e Alexandre Zubaran (Resorts Brasil), que deve ser a única ausência, por estar em viagem de férias.

O encontro terá uma abertura no dia 6 à noite, seguida de jantar, e toda a manhã do dia 7 para mais debates e apresentações. O Ministério do Turismo será convidado a participar, assim como os parlamentares ligados ao turismo e membros da CTD, além dos diretores das entidades que promovem o evento. O presidente da CTD, Afonso Hamm, já aceitou o convite e confirmou presença.

A hotelaria mostra, assim, uma maturidade e homogeneidade de discurso e postura que são raros em nossa indústria. Prometem surpreender os parlamentares com suas ideias, números e projetos.

Fonte: Panrotas

BA e Virgin barram suspeitos de gripe A

A British Airways e a Virgin Atlantic estão a impedir o embarque de passageiros que revelem sintomas de gripe A. Ambas as companhias recomendaram que os passageiros com sintomas não viajem até terem um atestado médico que certifique que estão bem de saúde. A TAP, que tem um plano de contingência para lidar com passageiros infectados a bordo, afasta para já a tomada de posição das transportadoras britânicas, seguindo assim as normas de segurança das autoridades nacionais e internacionais de saúde.
Fonte: Publituris

Trip pede mudanças ao presidente Lula

O presidente da Trip Linhas Aéreas, José Mário Caprioli dos Santos, pediu ontem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva melhoria nas condições dos aeroportos do interior, redução do preço do querosene de aviação e equalização das condições do financiamento feito pelo BNDES às companhias regionais em relação às linhas internacionais. "No caso da compra dos aviões da Embraer, por exemplo, o financiamento para a aviação regional fica até cinco vezes mais caro do que os preços praticados nos modelos para exportação", reclamou Caprioli.

Em relação ao preço do querosene, ele disse que se tiver que abastecer no meio da Amazônia, por exemplo, "por uma questão de logística, pagarei duas vezes mais pelo querosene se comparado ao preço da bomba em São Paulo". Caprioli expôs a Lula os planos de ampliar as rotas feitas pela empresa, além de expandir a operação ao exterior. "Atualmente, cobrimos 73 cidades. Daqui a dois anos, queremos voar para cem", disse. Por enquanto, a aérea opera apenas no território brasileiro, embora seja a maior empresa de aviação regional da América do Sul, com 26 aeronaves e 1,6 mil funcionários. "Mas planejamos fazer voos, por exemplo, de Cuiabá ou de Campo Grande para Santa Cruz de La Sierra (Bolívia)."

A Trip pretende saltar dos atuais 26 aviões para 60 aviões em 2013, sendo 25 deles da Embraer (o restante da frota é de aviões da francesa ATR). Neste ano, a Trip investiu US$ 30 milhões em capital de giro e outros US$ 200 milhões em financiamento para comprar aeronaves. A companhia também estuda abrir capital a partir de 2011.

Fonte: Diário do Turismo

sábado, 18 de julho de 2009

Saiba quais cias. aéreas mais atrasaram voos em junho

De acordo com dados divulgados pela Anac, o índice de atrasos da aviação regular no Brasil, em junho, atingiu 10%, metade do índice registrado na mesma época do ano anterior, quando foram detectados 19,6% de voos com atraso. O índice, que considera atrasos acima de 30 minutos, é apurado pela Infraero com todas as empresas aéreas nos 67 aeroportos administrados pela estatal.

A Tam (8,3%) e Gol/Varig (8,8) foram as companhias que apresentaram os menores índices de atraso. Mesmo com 73,5% do total de voos, ambas as companhias foram responsáveis por somente 62,7% dos atrasos. Além delas, duas aéreas registraram índices abaixo da marca nacional: Pantanal (9,4%) e OceanAir (9,7%).

Seis outras companhias, no entanto, apresentaram atrasos acima do índice nacional - Azul (10,9%), Team (13,2%), Webjet (13,4%), Trip/Total (15,8%), NHT (16,2%), e Passaredo (20,7%). Elas representam 15,2% do total de voos, mas foram responsáveis por 22,1% dos atrasos.

Entre as companhias estrangeiras que mais voam para o Brasil, a United Airlines e a Aerolineas Argentinas computaram os maiores atrasos - 37% e 35%, respectivamente. Na sequência aparecem American Airlines (18,1%) e Tap (16,8%). Para finalizar, a angolana Taag teve o pior índice entre as estrangeiras: 23 de seus 31 voos saíram com atraso, ou seja, 74,2% do total.
Fonte: Panrotas

Ranking CVC

Há novidades no ranking comercial da CVC na primeira quinzena de julho. Os cinco destinos mais vendidos do Nordeste foram, pela ordem, Porto Seguro, Fortaleza, Maceió, Natal e Porto de Galinhas. A informação é do setor de Comunicação Corporativa da operadora.

O fato novo é que a capital alagoana ultrapassou a capital potiguar em volume de vendas. Não custa lembrar que até recentemente, em determinadas épocas do ano, Natal chegou a ser o segundo destino mais vendido da CVC, à frente de Fortaleza e só perdendo para Porto Seguro.

Empresários de Natal do setor de turismo - especialmente hoteleiros - estão preocupados, já que o governo do Estado não investe em campanhas publicitárias para atrair o público final e a Prefeitura de Natal optou recentemente por uma promoção de retorno duvidoso e gastos vultuosos em Portugal (a ação está sob investigação do Ministério Público), mercado que sequer oferece mais voos charteres para o Rio Grande do Norte
Fonte: Panrotas

A SUA EMPRESA EM ILHÉUS - HOTEL JARDIM ATLÂNTICO

Mais três Companhias Aéreas confirmam participação no ENTUR .


O ENTUR - Encontro Nacional de Turismo da Bahia confirma a participação da Trip Linhas Aéreas, Passaredo e Aerolineas Argentina como expositores. Também já confirmaram presença as Secretarias Estaduais de Turismo de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Sergipe, o Grupo Schultz com a Vital Card e Europa Mundo, a Avis Rent a Car Internacional, as Cias de Cruzeiro Marítimo Blue Sea e Pier1 os Resorts Iberostar, Canabrava e Le Canton, as operadoras internacionais Paradise Tours Tahiti e First Premium Travel do Chile, vários hotéis e pousadas das mais diversas regiões do país, Operadoras Turísticas Nacionais, etc.



Faltando exatos 29 dias para o evento, o ENTUR já tem mais de 80% dos stands comercializados e o número de Agentes de Viagens inscritos vem superando todas as expectativas dos organizadores.



As principais Agências de Viagens da Bahia e várias de outros Estados já confirmaram inscrições, aprovando a programação voltada para a capacitação do Agente de Viagens.



Sérgio Gordilho, promotor do evento em parceria com o SEBRAE e Salvador da Bahia Convention & Visitors Bureau articula a realização das Rodadas de Negócios, convidando grandes Operadores do Centro-Sul e empresários das regiões turisticas da Bahia, como Costa do Descobrimento, Costa das Baleias, Chapada Diamantina, Linha Verde e Salvador.



Serviço:

Evento: ENTUR - Encontro Nacional de Turismo da Bahia

Data: 13 e 14 de agosto de 2009

Local: Centro de Convenções do Bahia Othon Palace Hotel
Informações: Barra Viva Marketing e Eventos, 71 3341.4078 / 3341.2577 ou entur@barraviva.com Site: www.barraviva.com

Conotel 2009

Alexandre Zubaran deixa Sauipe

Alexandre Zubaran não é mais presidente da Sauípe S/A, administradora do complexo baiano. O executivo permaneceu na empresa por sete anos - desde setembro de 2003 - e credita seu desligamento "a questões de foro pessoal e familiar".

Em seu lugar assume Eduardo Moreira Giestas, agora responsável pela manutenção da trajetória de crescimento e melhorias em infraestrutura, serviços e entretenimento para o local.

"Sauípe é um dos principais destinos turísticos deste continente e palco dos principais eventos, torneios e festivais que ocorrem no país", comenta Zubaran, que faz questão de ressaltar seu apreço pelo projeto. "A construção do complexo foi uma importante quebra de paradigma e é um empreendimento de muito sucesso, que agora desonerado do modelo implantado no passado, certamente prosperará como investimento", afirma.

Zubaran ainda não informou se vai ingressar em algum novo projeto para sua carreira.
Fonte: HN(Fernando Chirotto)

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Projeto de lei sobre regulamentação da gorjeta vai à Câmara



No dia 16 de junho, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou em caráter conclusivo o projeto de lei que cria a regulamentação da taxa de serviço paga sobre despesas em restaurantes, hotéis, bares e similares.

Segundo a CCJ, a taxa deveria ser distribuída integralmente entre os trabalhadores, obrigando o empregador a anotar na carteira de trabalho, além do salário fixo, a quantia recebida com as gorjetas. A proposta aprovada não estipula o percentual da taxa de serviço, determinando que o valor arrecadado deveria ser integralmente distribuído aos funcionários.

Ou seja, o pagamento da gorjeta não é obrigatório, mas se a empresa decidir acabar com os 10%, terá que incorporar o valor ao salário do empregado com base nos últimos 12 meses, a não ser que exista outra decisão tomada em convenções ou acordos coletivos.

A Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (FNHRBS) sempre defendeu que essa regulamentação poderá trazer sérios problemas às empresas e trabalhadores, visto que a gorjeta não pode ter caráter de salário ou remuneraçao, já que provoca cobrança de encargos e impostos aos empregadores.

Para Norton Lenhart, presidente da FNHRBS, a gorjeta consentida não é salário e nunca houve a obrigatoriedade de se fazer a tributação. "Além disso, cerca de 97% das empresas do setor são pequenas e micro empresas que não têm condições de suportar mais tributos e encargos. Com isso, reduziriam seu quadro de colaboradores, ocasionando demissões e desemprego", afirma.

A entidade negocia com o setor laboral há mais de dois anos para uma tentativa de acordo. Como o projeto de lei foi aprovado em caráter terminativo, assim deveria ser levado ao Senado Federal, sem passar pelo Plenário da Câmara.
Fonte: HN

Txai


Foto: txairesort.com.br

O Txai Resort, localizado na Praia de Itacarezinho, na Bahia, registrou aumento de cerca de 20% no número de hóspedes brasileiros.

"Tradicionalmente nossos hóspedes são dos Estados Unidos e da Inglaterra, mas notamos que os brasileiros têm frequentado cada vez mais o empreendimento", diz Alvaro Valeriani, gerente comercial do meio de hospedagem.

O executivo ainda conta que o empreendimento tem investido em propaganda para atrair o público interno.
Fonte: HN(Aline Costa)

Ilha de Cajaíba é Rezidor


Foto: insigth-brazil.com.uk

O Rezidor Hotel Group acaba de anunciar sua chegada ao Brasil com a marca Missoni, recém-lançada mundialmente. O destino escolhido foi a Bahia, precisamente na ilha de Cajaíba, localizada na baía de Todos os Santos, a cerca de uma hora do aeroporto Internacional de Salvador.

O Hotel Missoni Ilha de Cajaíba contará com 118 habitações, incluindo suítes, além de 32 villas. A abertura stá prevista para 2012. O Missoni baiano será a quinta unidade anunciada pela Rezidor. Em junho foi aberta a primeira na Escócia e os outros destinos são Kuwait, Cidade do Cabo e Omã.

"Estamos muito orgulhosos em adicionar mais um Hotel Missoni ao nosso portfólio e ainda mais em um novo país", comemora Kurt Ritter, presidente e CEO da Rezidor. "Ilha da Cajaíba é um projeto único e se encaixa perfeitamente com o design da marca Missoni. Em breve, o país ganhará um dos mais luxuosos resorts a região", emenda Dick Blom, diretor executivo da Property Logic Brazil, proprietária do empreendimento.
Fonte: HN(Peter Kutuchian)

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Breezes Bahia promove 1º Aberto de Golfe


foto: triplepunditd.com

O Breezes Bahia, localizado na Costa do Sauípe, promove entre os dias 29 de julho e 2 de agosto o 1º Aberto de Golfe Breezes Bahia. Com organização da Golf & Cia e da Federação Baiana de Golfe (FBG) com apoio da Confederação Brasileira de Golfe (CBG) e do Bureau Brasileiro de Turismo de Golfe, o torneio acontece no Golfe Links, campo de golfe do empreendimento.

"Temos apostado no marketing de relacionamento através do esporte para diversificar e explorar mercados alternativos, criando eventos e iniciativas para públicos específicos. Neste contexto, o golfe sem dúvida é uma grande oportunidade. Além de termos à nossa disposição um dos mais destacados campos de golfe do país, o público deste esporte tem estreita sinergia com o Breezes quando falamos em bem-estar e novas experiências durante os dias de descanso", afirma Luis Calle, diretor de marketing e vendas do grupo SuperClubs para a América Latina.

Dividido em três categorias masculinas e uma feminina, o torneio será disputado em 18 buracos por dia, na modalidade Strokeplay.
(Redação HN)

Embraer entrega 56 aviões em 2009




A construtora brasileira entregou 56 aeronaves durante o primeiro semestre deste ano, entre os diversos segmentos da aviação comercial, executiva e de defesa. No final do mês passado, a carteira de pedidos da empresa brasileira chegou quase 20 mil milhões de euros.
Fonte: Publiuris

Brasil dá primeiro passo para aumentar limite à participação estrangeira em companhias aéreas

O Conselho Nacional da Aviação Civil do Brasil aprovou ontem um projecto de lei que aumenta de 20% para 49% o limite máximo de participação estrangeira no Capital Social das suas companhias aéreas.
Um porta-voz da ANAC, entidade de supervisão da aeronáutica civil do Brasil, citado pela agências internacionais, disse que a proposta de alteração seguirá agora para o Congresso.
Fonte: PressTur

Operador turístico francês entra em falência

O operador turístico francês 1001 Soleils, especialista em viagens para a Tunísia e Egipto, abriu falência, mantendo apenas as partidas para a Tunísia até 11 de Julho.
O operador tinha recorrido a um procedimento de segurança em Junho, para tentar manter a sua actividade e encontrar um possível comprador, mas ontem o operador avisou os seus distribuidores para protegerem os seus clientes, o que será feito pela associação francesa de Solidariedade do Turismo (Association Professionnelle de Solidarité du Tourisme - APS) escreve a imprensa turística francesa.
Fonte: PressTur

Turismo vai receber cerca de R$ 280 milhões até 2011

De um grande evento como a Copa do Mundo em 2014 ao fortalecimento do Programa de Regionalização do Turismo. Com recursos assegurados da ordem de R$ 280 milhões, o Sebrae, em parceria com o Ministério do Turismo e entidades do setor, vai trabalhar pela excelência deste segmento.

Essa estratégia foi detalhada pelo presidente Paulo Okamotto e pelo diretor técnico Luiz Carlos Barboza durante entrevista coletiva realizada quinta-feira (2), no 4º Salão de Turismo, em São Paulo. “A prioridade do Sebrae é facilitar a gestão dos negócios e, trabalhando de forma integrada com diferentes órgãos e entidades, vamos multiplicar os instrumentos de capacitação”, assegurou Okamotto.

O Sebrae Nacional e as unidades estaduais desenvolvem mais de 160 projetos com 982 parceiros e a tendência é de crescimento. A atuação se dá em diferentes frentes através de parcerias com o Ministério do Turismo, Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav), Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Para Luiz Carlos Barboza, o turismo pode ser considerado como uma grande montadora de serviços de uma empresa complexa. “Quem visita um lugar guarda uma impressão do conjunto e a qualidade dos serviços depende da integração entre os vários atores”, avalia.

Como exemplo, lembrou que um projeto de recuperação de linhas férreas de pequeno percurso em lugares turísticos pode ter um enorme impacto. “Calculamos que entre 150 e 200 pequenos negócios possam ser revitalizados em cada um destes percursos”, disse Barboza.
Fonte: Agência Sebrae de Noticias

Condor com ‘website’ em português

A Condor inaugurou da sua página ‘web’ na língua portuguesa. A partir de agora, os viajantes portugueses e brasileiros poderão consultar as rotas da companhia de forma rápida e cómoda graças a um grande mapa-mundo, para além de se informarem sobre a frota de aviões, as diferentes classes da Condor e descobrir as ofertas mais destacadas.



Uma vez escolhido o destino, os clientes poderão tramitar a sua reserva de forma simples e com absoluta transparência. O processo de reserva divide-se em quatro passos claramente diferenciados durante os quais aparece a todo o momento um quadro com os detalhes do voo: tipo de classe, aeroporto de saída e destino, escalas, horários e o preço descriminado (preço inicial, suplemento de combustível, taxas/impostos e carga por serviço).

Durante a tramitação, o viajante também pode aderir à opção Flex Relax, que por uma módica quantia oferece a possibilidade de alterar as datas da reserva ou os nomes dos viajantes sem custos adicionais. Os clientes que decidem pagar com cartão de crédito são também informados que a sua própria entidade financeira lhes pode cobrar uma taxa adicional.



A Condor associa os seus voos intercontinentais desde Frankfurt agora também com Lisboa e Porto. Graças à cooperação com a Lufthansa, a companhia pode oferecer aos viajantes portugueses os destinos em África, América e Ásia, entre os quais se destacam Goa, Maldivas, Sri Lanka e Tailândia.
Fonte: Ambitur

terça-feira, 7 de julho de 2009

ADIT promove 5º Encontro de Negócios Internacionais em Salvador

Na próxima sexta-feira (10), a ADIT Nordeste realizará em Salvador o V Encontro de Negócios Internacionais, que contará com a presença do fundo de investimento espanhol Reynolds Ventures. A Reynolds procura incorporadores brasileiros que apresentem projetos imobiliários.

Outra presença confirmada será de Xavier Wiggins, sócio da Richmond Green Group, a mais importante empresa britânica de comunicação business-to-business voltada para o mercado de segunda residência internacional. Wiggins vai apresentar um panorama comparativo do mercado residencial brasileiro com seus principais concorrentes, como Europa e Reino Unido.

O encontro, que acontecerá no Mercure Hotel Salvador, vai contar também com um time de executivos do setor imobiliário. Franklin Mira, da Odebrecht Empreendimentos, Jorge Chaskelmann, do grupo Aquiraz, Ayrton Aguiar, da empresa Confide, Esteban de La Cruz, do grupo Iberostar e Nilson Nóbrega, da Prima Empreendimentos, irão discutir sobre as novas adequações dos projetos imobiliários e turísticos frente a nova realidade do mercado após a crise internacional.

Rodada de Negócios com a presença de Patrícia Matho, gerente de projetos da Reynolds Ventures, o II Fórum de Advogados Especializados nos Mercados Imobiliário e Turístico e o lançamento do Nordeste Invest 2010 também fazem parte da programação do V Encontro de Negócios Internacionais da ADIT.

O secretário de turismo da Bahia Domingos Leonelli e o presidente da ADEMI-BA, Walter Barreto, juntamente com o diretor de investimentos do Ministério do Turismo, Hermano Carvalho participarão da abertura do V Encontro de Negócios que terá o presidente Felipe Cavalcante e o vice Roberto Carlos Lopes como anfitriões do evento.

Fonte: Assessoria de Comunicação - ADIT Nordeste

Karina Moraes
Assessora de Imprensa

Ranking mundial em Turismo

O ranking da OMT é liderado pela França, com 79,3 milhões de chegadas de turistas estrangeiros, seguida dos Estados Unidos, com 58 milhões, que assim remeteu Espanha para a 3ª posição, com 57,3 milhões.
A 4ª posição é ocupada pela China, com 53 milhões, e a Itália está na 5ª, com 42,7 milhões.
A completar o Top10 dos destinos turísticos mundiais em número de turistas estrangeiros estão o Reino Unido, com 30,2 milhões, a Ucrânia, com 25,4 milhões, a Turquia, com 25 milhões, a Alemanha, com 24,9 milhões, e o México, com 22,6 milhões.
Entre estes dez maiores receptores de turistas, França, Espanha, China, Itália e Reino Unido registaram decréscimos face a 2007, respectivamente de 3,2%, 2,3%, 3,1%, 2,1% e 2,2%.
Entre os que tiveram crescimentos, destacam-se a Turquia, com um aumento de 12,3%, a Ucrânia, com +9,8%, e o México, com +5,9%.
Os Estados Unidos tiveram um aumento de 3,6%, e a Alemanha teve +1,9%, situando-se, assim, na média mundial.
As estimativas da OMT indicam que no ano passado as chegadas de turistas internacionais aumentaram 1,9%, para 922 milhões, o que representa um arrefecimento face a 2006 e 2007, para os quais a agências das Nações Unidas para o Turismo indica crescimentos homólogos de 6% e 6,1%, respectivamente.
À frente de Portugal, no ranking publicado pela OMT estão ainda a Malásia, com 22,1 milhões de turistas, Áustria, com 21,9 milhões, Federação Russa, com 19,9 milhões em 2005, Hong Kong, com 17,3 milhões, Canadá, com 17,1 milhões, Grécia, com 17,5 milhões em 2007, Arábia Saudita, com 14,8 milhões, Tailândia, com 14,6 milhões, e Polónia, com 13 milhões.
Imediatamente a seguir a Portugal e ao Egipto vêm Macau, com 10,6 milhões, e Holanda, com 10,1 milhões.
Todos os outros países somaram em 2008 menos de dez milhões de turistas, tendo à cabeça a África do Sul, com 9,6 milhões, a Croácia, com 9,4 milhões, a Hungria com 8,8 milhões, a Suíça, com 8,6 milhões, o Japão, com 8,4 milhões, e a Irlanda, com oito milhões.
Depois vem um grupo de cinco países com sete milhões ou mais, formado por Marrocos, com 7,9 milhões, Singapura, com 7,8 milhões, Emirados Árabes Unidos, com 7,1 milhões (dados de 2005), Bélgica, com 7,1 milhões, e Tunísia, com sete milhões.
Com mais de cinco milhões e menos de sete milhões contam-se a República da Coreia, com 6,9 milhões, a República Checa, com 6,6 milhões, a Indonésia, com 6,2 milhões, a Suécia, com 5,2 milhões (dados de 2007), a Bulgária, com 5,8 milhões, a Austrália, com 5,6 milhões, a Índia, com 5,4 milhões, e o Brasil, com 5,1 milhões.
A encerrar o TOP50 elaborado pela OMT estão a Dinamarca, com 4,7 milhões (dados de 2007), a Argentina, com 4,7 milhões, o Bahrain, com 4,9 milhões (dados de 2007), a Noruega, com 4,4 milhões, o Vietname, com 4,2 milhões, a República Dominicana, com 4,0 milhões, Porto Rico, com 3,9 milhões, e a Formosa, com 3,8 milhões.
Neste Top50, a Arábia Saudita é o destino líder em crescimento percentual, com um aumento das chegadas de turistas estrangeiros em 28%.
Fonte: OMT

Seminário de Marketing e Vendas do HN

Turismo gera, o Turismo soma





Los beneficios económicos del turismo

* El turismo internacional es el primer sector de exportaciones del mundo y un factor importante en la balanza de pagos de muchos países.
* El turismo es un importante generador de empleo, que da trabajo a millones de personas en el mundo.
* Oportunidades para las zonas rurales Los puestos de trabajo y las empresas de turismo se crean normalmente en las regiones menos desarrolladas, lo que ayuda a equiparar las oportunidades económicas a lo largo y ancho del país e incentiva a los habitantes a permanecer en las zonas rurales, en lugar de emigrar a ciudades ya superpobladas.
* Los viajes y el turismo fomentan enormes inversiones en nuevas infraestructuras, la mayoría de las cuales ayudan a mejorar las condiciones de vida de los residentes locales, al mismo tiempo que las de los turistas.
* La actividad turística proporciona a los gobiernos cientos de millones de dólares a través de los impuestos .

La riqueza no es sólo económica…

El medio ambiente y la cultura local se promueven cuando las autoridades restauran monumentos, abren museos y crean parques naturales para atraer a los visitantes. Al tiempo que aumenta el turismo, aumenta también la necesidad de los destinos de mejorar su infraestructura para atender esa afluencia. Entonces nacen nuevos aeropuertos, carreteras, puertos deportivos, plantas de tratamiento de aguas residuales, potabilizadoras de agua y decenas de otros adelantos, que aportan una mejora sustancial a la vida de los residentes locales, desde el acceso al agua potable hasta unas comunicaciones más rápidas.

Lo más importante: El turismo concierne al ser humano... enriquece a través de la cultura y de la sensibilización medioambiental y social, promueve la abertura y la amistad, ayuda a los familiares a pasar tiempo juntos, ya sea por ocio o por trabajo. El turismo promueve la paz y la cooperación entre las naciones y tiende puentes.
Fonte: UNWTM

Invest Tur foca Rio de Janeiro


Foto: tulipinncopacabana.com


Controladora da marca Golden Tulip no Brasil, o Invest Tur está finalizando um processo de reforma e revitalização dos empreendimentos instalados no Rio. O grupo de investimento, que possui ações cotadas na Bovespa e também atua no mercado imobiliário, administra três hotéis na cidade, todos em Copacabana.

Com 117 UHs, o Tulip Inn Copacabana está sendo totalmente revitalizado. "Como são poucos apartamentos e possui uma localização privilegiada, vamos transformá-lo em um hotel-boutique. A obra está adiantada e, em outubro, o empreendimento estará novo em folha", conta Peter van Voorst Vader, chief executive officer (CEO) do braço hoteleiro do Invest Tur.

Já o Golden Tulip Regente, que possui 331 apartamentos, vem sendo reformado desde o ano passado. "Já fizemos obras em quartos de uma torre inteira, no total de 100 UHs. Até o final do ano que vem, o hotel ganhará mais apartamentos e estará inteiramente reformado. Além disso, devemos ampliar a estrutura atual de eventos, composta por cinco salões", revela van Voorst Vader.
Fonte:(Redação HN)

Parceria entre o Mantra Resort e RKR Hotéis


Foto-divulgação.

O Mantra Resort Spa & Casino, em Punta del Este, no Uruguai, conta com uma nova GSA no sul do país. Trata-se da RKR Hotéis, que será responsável pela representação do empreendimento para gerar oportunidades de negócios e vendas individuiais, além de captar grupos e eventos da região.

"A contratação da RKR Hotéis como nossa GSA é de extrema importância para a divulgação, promoção e atendimento do trade turístico no Sul do país, que tem hoje um grande potencial para Punta del Este e para o Mantra", afirma Leonardo Melro, gerente de Vendas e Marketing do resort.

Com mais de 17 anos de experiência no trade gaúcho, a equipe da nova GSA é comandada por Roberto Kenedy, que comenta o novo desafio. "É uma satifasfação representar os negócios de um resort único no Uruguai, que oferece uma experiência completa, com um spa considerado um dos melhores do mundo, beach club, estrutura de lazer, uma área espaçosa de eventos, cassino estilo boutique e apartamentos modernos e luxuosos", elogia o executivo.
Fonte: HN(Fernando Chirotto)

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Secretário anuncia Salão Maranhense de Turismo

O novo secretário de Turismo do Maranhão, Tadeu Palácio , que entrou no lugar de João Martins – que integrava o governo do ex-governador Jackson Lago, cassado pelo Supremo Tribunal Federal – vai promover um grande evento em outubro. “Vamos realizar o Salão Maranhense de Turismo, no Centro de Convenções de São Luís, para mostrar nossas potencialidades”, disse Palácio. Será de 1° a 4 de outubro. “Vai ser aberto ao trade, porque queremos que os empresários do turismo façam negócios, e ao público final também”, explicou o secretário, que participa do Salão do Turismo, em São Paulo.

O dirigente, médico oftalmologista, tem 52 anos, é casado e tem três filhos. Ele foi prefeito de São Luís por três vezes. Como secretária-adjunta, trouxe Socorro Araújo, que ocupava a Setur da capital maranhense. “A governadora Roseana Sarney determinou que o turismo é prioridade em seu governo. E, entre outros projetos, vamos conversar com a Aeronáutica para que, de alguma forma, as pessoas possam visitar a base de lançamento de foguetes de Alcântara”, revelou.

Fonte: Panrotas

Foto do dia.



Paulo Okamotto, presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto, ministro do Turismo e Luiz Carlos Barboza, diretor técnico do Sebrae
Foto:HN

Festival de Axé em Portimão, Portugal

Com o slogan "Vem viver a alegria", a cidade de Portimão vai receber nos dias 24, 25 e 26 de Julho, o Carnaval da Bahia. Adaptado às características culturais do público português, o “Carnaval da Bahia em Portimão”, representa uma forma feliz e saudável de trazer a Portugal toda a mística que envolve este festejo original realizado anualmente em Salvador, de acordo com comunicado da organização.

As atracções do evento estarão divididas por 3 zonas: palco, Trio Eléctrico e animações de rua. No palco actuarão Daniela Mercury e Carlinhos Brown. No Trio Eléctrico, arrastando a multidão ao seu redor, estará Netinho. Todos os artistas irão animar o público presente com a típica música baiana (o axé).

O “Carnaval da Bahia em Portimão” será realizado na zona ribeirinha de Portimão (Algarve), num espaço ao ar livre com cerca de 20.000m2, adequadamente estruturado e equipado para o efeito onde se esperam vir a receber um total de 150.000 visitantes. Palco, zona VIP para cerca de 500 pessoas, onde se inclui uma bancada com 300 lugares sentados, passeio com stands, bares e restaurantes com comida típica brasileira e portuguesa, integram a área do evento.
Fonte: Ambitur

2009OMT: Turismo internacional cai 8% entre Janeiro e Abril

À margem da realização da IX Conferência Ibero-Americana de Ministros do Turismo, que decorreu até ontem, no Estoril, um responsável da Organização Mundial de Turismo anunciou os dados relativos ao Barómetro Internacional de Turismo, que concluem que entre Janeiro e Abril de 2009, a actividade turística caiu cerca de 8%.

Os destinos mundiais totalizaram 247 milhões de turistas nesses quatro meses, valores inferiores aos 269 milhões registados no mesmo período em 2008. Com base nestes dados iniciais, a OMT perspectiva para o resto do ano que esta tendência negativa pode reduzir-se “com uma pequena recuperação com um decréscimo de 5%”.

A nível local, a Europa registou uma diminuição de cerca de 10% nas chegadas de turistas nos primeiros quatro meses do ano. No mesmo período, as Américas, a Ásia e o Pacífico também registaram quebras de 5 e 6%, respectivamente. O Médio Oriente foi a região que teve uma diminuição mais acentuada com menos 18%, contrariamente aos valores apresentados pelos países africanos que foram os únicos que registaram crescimento, com cerca de 3%.

O representante da OMT defendeu que “o turismo não está em crise absoluta, não é uma crise do turismo, é uma crise financeira” e que este pode ser um veículo para a reactivação económica, opinião partilhada pelos governantes dos 17 países participantes da conferência.

Fonte: Ambitur
Por Raquel Relvas Neto

Turismo vai receber R$ 280 milhões até 2011

De um grande evento como a Copa do Mundo em 2014 ao fortalecimento do Programa de Regionalização do Turismo. Com recursos assegurados da ordem de R$ 280 milhões, o Sebrae, em parceria com o Ministério do Turismo e entidades do setor, vai trabalhar pela excelência deste segmento.

Essa estratégia foi detalhada pelo presidente Paulo Okamotto e pelo diretor técnico Luiz Carlos Barboza durante entrevista coletiva realizada quinta-feira (2), no 4º Salão de Turismo, em São Paulo. "A prioridade do Sebrae é facilitar a gestão dos negócios e, trabalhando de forma integrada com diferentes órgãos e entidades, vamos multiplicar os instrumentos de capacitação", afirma Okamotto.

O Sebrae Nacional e as unidades estaduais desenvolvem mais de 160 projetos com 982 parceiros e a tendência é de crescimento. A atuação se dá em diferentes frentes através de parcerias com o Ministério do Turismo, Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav), Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Para Luiz Carlos Barboza, o turismo pode ser considerado como uma grande montadora de serviços de uma empresa complexa. "Quem visita um lugar guarda uma impressão do conjunto e a qualidade dos serviços depende da integração entre os vários atores", avalia.

Como exemplo, lembrou que um projeto de recuperação de linhas férreas de pequeno percurso em lugares turísticos pode ter um enorme impacto. "Calculamos que entre 150 e 200 pequenos negócios possam ser revitalizados em cada um destes percursos", disse Barboza.
Fonte: globo.com

Pressão política para sair do entrave aéreo

A 51a. reunião ordinária do FORNATUR é o principal destaque na programação técnica do Salão do Turismo nesta quinta-feira (2) focaliza com destaque a situação do problema aéreo brasileiro, com especial atenção para a situação do Nordeste e questões fundamentais da aviação regional. Depois de vários pronunciamentos, exposições e apresentações, foram apontados novos caminhos de uma ação mais incisiva.: acelerar uma pressão política no Congresso para tentar definições até o final deste ano.

No dia 4 de agosto, véspera da próxima reunião do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes do Turismo, em Brasília, uma reunião com as bancadas estaduais da Câmara e do Senado tentará aglutinar uma posição de pressão para acelerar politicamente a tramitação dos assuntos pendentes e em pauta junto ao Legislativo e apontados como entrave a um melhor desenvolvimento aéreo do Brasil.

A par da possibilidade aberta pelo Ministério da Defesa de que o anúncio da implantação de um plano emergencial para a aviação regional em três meses, a posição de vários secretários foi incisiva. Silvio Costa Filho, de Pernambuco, diz que “esta insistência não pode ficar sem conseqüência, temos que apresentar uma solução Brasil”, lembrando das dificuldades que 2010 poderá distanciar, por ser um a no eleitoral. . O colega Marcus Vinicius, do Espírito Santo, é mais aceso “neste trabalho político não tem outro jeito, é preciso pressionar mesmo. Assim a casa se mexe”.

Os parlamentares hoje presentes na reunião e ligados ao turismo prometeram colaborar ao máximo. Octávio Leite, sugeriu , de forma objetiva, o acréscimo da lei dos vistos para a discussão do assunto aviação. Marcelo Teixeira insistiu na posição referencial dos governadores do Nordeste, como força de ação para convencer os parlamentares e áreas do governo federal.

Como afirmou Benito Gama, diretor da Sudene e que veio apresentar um resumo do trabalho anunciado em Maceió durante o Fórum dos Governadores (Nordeste Invest), “o estudo segue parado no Ministério da Defesa. As empresas regionais que estão prontas para assumir este plano – Trip, OceanAir e Azul – somente vão se perfilar quando houver uma segurança regulamentadora sobre as novas rotas no modelo de voos para a região”. Reafirmou que o orgão disponibiliza um volume inicial de recursos de R$ 300 milhões para a execução do plano. “O que é preciso é ter vontade política”.

Os assuntos “Malha Aérea” e “Aviação Regional” foram focalizados por Fernando Soares, representando o Ministério da Defesa (o ministro Jobim era o convidado inicial) e pelo presidente da Abetar, Apostole Lak. O secretário paulista Cleury Silva também formulou estudo sobre a “Taxa aeroportuária da Infraero”. Na abertura dos trabalhos, com toda sua equipe de secretários diretos e assessores, o ministro Luiz Barretto deu uma apreciação geral sobre o Salão e “a grande viagem que estamos podendo realizar pelo Brasil”, classificando o evento como a síntese do produto turístico nacional trabalhado nestes cinco anos de evolução.

O aeroporto de Ilhéus, Aeroporto Jorge Amado, deverá entrar no rol das negociações regionais, cabe lembrar que ja passou de ano o problema e a indefinição da Anac a respeito da categoria do aeroporto. Hoje só recebe voos que pousam ou decolam com a luz do dia, fato que trouxe aviltados prejuizos a região cacaueira.

Ariel Figueroa

Adit promove 5º ENCONTRO de Negócios em Salvador

No próximo dia 10, a ADIT Nordeste vai promover em Salvador, o seu V Encontro de Negócios, com a presença de investidores internacionais, como o grupo espanhol Reynolds Ventures, que procura incorporadores brasileiros que apresentem projetos imobiliários no setor turístico. O fundo de investimentos atua na gestão e consultorias em várias regiões além do território espanhol.

Outra presença confirmada no encontro programado para o Mercure Hotel, traz a mais importante empresa britânica de comunicação business-to-business voltada para o mercado de segunda residência internacional. Xavier Wiggins, CEO da Richmond Green Group, fará exposição sobre o cenário comparativo do mercado residencial brasileiro com seus principais concorrentes, além de mostrar como se encontra a atual situação do segmento na Europa.

Executivos como Franklin Mira, da Odebrecht Empreendimentos, Jorge Chaskelmann, do grupo Aquiraz, Ayrton Aguiar, da empresa Confide, Esteban de La Cruz, do grupo Iberostar e Nilson Nóbrega, da Prima Empreendimentos, também estão no grupo de participantes que vão debater as adequações que devem ser feitas nos projetos imobiliários e turísticos dentro do atual ambiente de crise internacional.

O secretário Domingos Leonelli e o presidente da Ademi-BA, Walter Barreto, juntamente com o diretor de investimentos do Ministério do Turismo, Hermano Carvalho formam entre os convidados da direção da ADIT para a abertura e coordenação do V Encontro que terá o presidente Felipe Cavalcante e o vice Roberto Carlos Lopes.

Fonte: Brasilturis

Hotel Jardim Atlántico promove festival gastronômico

A Copa do Mundo no espaço virtual


Foto: Cesar Ogata/MTur

“A viagem da Copa começa aqui”, assim o Ministério do Turismo (MTur) convida os todos a fazerem uma viagem pelo site www.copa2014.turismo.gov.br e conhecerem as ações e os projetos para a realização do Mundial em 2014.

O site foi lançado nesta quinta-feira (02) pelo ministro do Turismo, Luiz Barretto, durante o 4º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil. O evento acontece até domingo (05), no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

“Essa é uma importante ferramenta de informação para gestores públicos, iniciativa privada, imprensa, curiosos e pessoas ligadas ao planejamento do Mundial”, declarou Barretto.

O diretor do departamento de Promoção e Marketing Nacional do MTur, Márcio Nascimento, ressalta que esse não é um site oficial da Copa. “É um espaço de informações sobre o evento, com um conteúdo interativo, que estimula as pessoas a buscarem informações sobre o campeonato e o futebol”.

Além de notícias sobre as ações do MTur, entidades parceiras e as 12 capitais que vão receber os jogos do campeonato, há um campo dedicado a pesquisas, como a que traça um diagnóstico da infraestrutura turística das cidades-sedes. O estudo, uma parceria entre o Ministério do Turismo e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), estará no ar a partir desta sexta-feira (03).

No campo “Pensando na Copa”, é possível acessar artigos e entrevistas, como a do secretário Nacional de Políticas do Turismo do MTur, Airton Pereira.

Os internautas também poderão viajar pela história do turismo sob a ótica do futebol. Uma espécie de linha do tempo fornece informações sobre todas as Copas do Mundo, desde a primeira, realizada em 1930, no Uruguai, até os preparativos para o Mundial de 2010, na África do Sul.

Até o final do ano, haverá um espaço de depoimentos de atletas, representantes de governo e pessoas envolvidas no planejamento do evento.
ASCOM

Ministro entrega a prefeitos diagnóstico turístico das sedes da Copa de 2014


Foto: Cesar Ogata/MTur


Prefeitos das 12 capitais que vão sediar os jogos da Copa do Mundo em 2014 receberam nesta quinta-feira (02) do ministro do Turismo, Luiz Barretto, a Proposta Estratégica de Organização Turística Copa do Mundo 2014.

O estudo traça um diagnóstico da infraestrutura turística nessas cidades, sob vários aspectos. “Além de orientar nossas ações nos próximos anos, contribui para o planejamento das cidades-sedes as condições, no que se refere a serviços e infraestrutura”, disse o ministro.

A pesquisa – desenvolvida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a pedido do Ministério do Turismo – foi lançada durante a cerimônia de abertura do Núcleo do Conhecimento, que acontece no 4º Salão de Turismo – Roteiros do Brasil. O evento acontece no pavilhão de Exposições do Anhembi até o próximo domingo (05).

A estratégia trabalha com quatro eixos de atuação: estruturação das cidades-sede; qualificação e capacitação profissional dos serviços turísticos; captação de investimento em turismo; e promoção da imagem do Brasil no exterior.

“Estou seguro de que todas as demandas necessárias para a Copa estarão disponíveis até 2014. No que compete ao Ministério do Turismo, vamos continuar trabalhando com afinco para cobrir os gargalos que ainda restam e cumprir as exigências da FIFA”, afirmou Barretto.

Segundo ele, a palavra-chave durante os preparativos deve ser planejamento. “Temos um prazo para apresentar tudo, e ele não será alterado. Por isso vamos manter o diálogo entre todas as esferas de governo para definirmos prazos e responsabilidades”.

O diagnóstico segue alguns parâmetros do Estudo de Competitividade Turística do Ministério do Turismo, que definiu os 65 Destinos Indutores do Turismo Regional.

“Como já fazemos no Estudo de Competitividade, esse relatório será revisto anualmente para acompanharmos a evolução dessas cidades em tudo que tiver a ver com o turismo”, acrescentou o ministro.

O coordenador geral dos levantamentos, o economista da FGV Luiz Gustavo Barbosa, ressaltou que Mundial é uma grande oportunidade promocional e de desenvolvimento de vários setores do país.

O ministro também lembrou as iniciativas realizadas pelo MTur dentro dos quatro eixos de atuação deste mapa estratégico.

E citou como exemplo a negociação com instituições financeiras, nacionais e internacionais, para criar mecanismos de crédito.

“Uma das frentes já bem adiantadas é a que estamos tratando com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Pretendemos criar uma nova linha de crédito específica para as cidades-sedes, dentro do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), no valor de US$ 1 bilhão”.

Na solenidade, o ministro também lançou o site informativo do Ministério do Turismo para a Copa do Mundo: www.copa2014.turismo.gov.br
ASCOM

Turismo Náutico estreia no Salão de Turismo 2009


Foto: Sérgio Amaral/MTur

O Turismo Náutico, que movimentou mais de US$ 356 milhões em 2008 somente com cruzeiros marítimos, entrou definitivamente para o Salão do Turismo – Roteiros do Brasil.

Pela primeira vez, empresas do segmento participam da Rodada de Negócios e o tema é assunto de mesas de debate no Núcleo do Conhecimento.

Modelos de embarcações de passeio, concebidos dentro de normas técnicas oficiais, também estão expostos à visitação, no estande Viaje Legal. A quarta edição do evento acontece até o próximo domingo (05), no Pavilhão de Exposições do Anhembi (SP).

No Núcleo do Conhecimento, o assunto entrou em pauta na mesa “Turismo Náutico e de Sol e Praia no Brasil: práticas e desafios”. Sustentabilidade, infraestrutura portuária e políticas públicas foram a base das discussões que reuniram representantes dos Ministérios do Turismo e do Meio Ambiente e de entidades de certificação e empresarial.

O presidente da Associação Brasileira de Representantes de Empresas Marítimas (Abremar), Ricardo Amaral, apresentou estatísticas do setor e comentou o potencial de crescimento da atividade no Brasil.

Segundo ele, aproximadamente 13 milhões de pessoas viajam de navio por ano – a América do Sul representa menos de 5% desse mercado. No Brasil, 522 mil passageiros embarcaram na temporada 2008/2009.

A importância do segmento para o turismo brasileiro levou à criação do Grupo de Trabalho do Turismo Náutico, coordenado pelo Ministério do Turismo. O grupo subsidia as políticas públicas para a atividade e a regulamentação dos dispositivos da Lei Geral do Turismo relativos ao turismo praticado em vias oceânicas e fluviais.
ASCOM

Ecoturismo lidera o primeiro dia de rodadas de negôcios



O Ecoturismo foi o principal segmento negociado entre as empresas que participaram Rodada de Negócios do 4º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil na manhã desta quinta-feira (02), com 35% das preferências.

Em segundo lugar, aparece o segmento de Sol e Praia (25%), seguido pelo de Aventura (20%). Os outros segmentos turísticos que estiveram nas mesas de negociações foram: Cultural (10%), Rural (5%), Negócios e Eventos (5%) e Pesca Esportiva (1,6%).

Mais de 540 empresas, entre agências de receptivo turístico e meios de hospedagem, estão inscritas para negociar novos produtos e serviços com 46 operadores até a próxima sexta-feira (03).

Os empresários estão confiantes na possibilidade de fechar contratos. A estimativa é que sejam gerados R$ 11,85 milhões até o final do primeiro semestre de 2010, segundo pesquisa parcial realizada pelo Ministério do Turismo, Sebrae e Fundação Getúlio Vargas.

“Vale ressaltar que estamos falando somente das reuniões realizadas até as 11 horas deste primeiro dia da Rodada de Negócios”, ponderou o diretor de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, José Francisco Lopes, ressaltando que os resultados são “excelentes”.
ASCOM

Os sucessos da Regionalização 2009



São Paulo/SP - Os destinos, regiões e roteiros turísticos melhores estruturados receberam uma premiação do governo federal. Depois de um processo criterioso de seleção os casos de sucesso do Programa de Regionalização do Turismo foram agraciados com o troféu Roteiros do Brasil durante o 4º Salão do Turismo, no Anhembi, em São Paulo.

Além da premiação, os responsáveis por cada um dos destinos vão apresentar as estratégias adotadas em palestras no Núcleo de Conhecimento. Para o ministro do Turismo, Luiz Barretto, o Programa de Regionalização é um eixo estratégico, funcionando como uma síntese do trabalho Ministério do Turismo. “Nós consolidamos uma política de estado que tem continuidade, independentemente de quem esteja conduzindo a pasta”, afirmou Barretto. Confira abaixo a lista dos premiados.

01. Gestão turística de destino – Itabirito (MG)

02. Planejamento e gestão do turismo regional - Circuito Turístico do Ouro (MG)

03. Roteiro turístico – Rota das Emoções (CE/PI/MA)

04. Roteiro ou destino turístico segmentado – Roteiro Turístico de Sol e Praia Costa dos Corais (AL)

05. Sitio eletrônico (site) promocional – Site da Estrada Real (MG)

06. Material promocional – Material Promocional das Regiões Turísticas do Paraná: Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu; Cenários do Tempo-Campos Gerais; Corredores das Águas – Noroeste do Paraná, Estradas & Caminhos – Centro do Paraná; Litoral do Paraná; Norte do Paraná; Riquezas do Oeste; Rotas do Pinhão; Curitiba e Região Metropolitana; Terra dos Pinheirais – Centro Sul do Paraná; Vales do Iguaçu-Sudoeste do Paraná (PR)

07. Sustentabilidade sócio-cultural em município – MundoJeri: a pluralidade cultural no artesanato - Jijoca de Jericoacoara (CE)
ASCOM

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Conotel 2009

Lar Feliz apresenta, Felicidade sem culpa

Natal se promove em Portugal, e se apresenta para a Copa 2014

No meio de um cartaz de eventos bem completo, com celebrações para Carnaval fora de época, Carnatal, as festas de Junho, que terminam agora, Natal, Semana Santa e tanto mais, a cidade de Natal já se está a preparar para receber o Campeonato do Mundo de Futebol, ou amigavelmente chamado, a Copa, em 2014.
Até 30 de Dezembro de 2012 Natal vai ter um novo estádio, sendo uma das 12 sedes do campeonato mundial de futebol, que conta com um investimento de quatro milhões de reais.
A Prefeitura Municipal de Natal, que marcou presença em Lisboa na passada semana, com o evento “A Semana da Cidade de Natal em Lisboa”, que marca a adesão da cidade do nordeste brasileiro à UCCLA (União das Cidades Capitais Luso-Afro-Américo-Asiáticas), aproveitou o evento para se apresentar aos agentes de viagens portugueses (clique para ver mais: Prefeita de Natal desafia portugueses a visitar um destino renovado (1) e Prefeita de Natal desafia portugueses a visitar um destino renovado (2)) e à imprensa portuguesa.
Na descrição que fez do destino, a Prefeita Micarla de Sousa salientou o património histórico e cultural de Natal, com as suas referências portuguesas, francesas e holandesas, a que se misturam as heranças, ainda hoje presentes, negras e índias.
A Prefeita falou da importância do ambiente e da ecologia para a cidade e das festas que animam Natal ao longo do ano.
O destaque foi para a festa dos Reis Magos, no Natal, que este ano, além da representação do auto dos reis, terá ainda um cortejo que irá terminar no Forte dos Reis Magos, que tem a forma de uma estrela.
Micarla de Sousa gabou ainda as praias e as paisagens do estado, e das proximidades de Natal, como Pipa, Jenipabu e o Morro do Careca, que, diz a Prefeita, é a marca de que “Deus estava inspiradíssimo” quando resolveu pintar essa zona.
Fonte: PressTur

Diga NÃO a exploração infanto-juvenil, denuncíe!

Novos gestores de Vendas no Transamérica Comandatuba



Sandro Daniel Reis acaba de assumir o cargo de gerente de Vendas do Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba, repassando a antiga função de gerente de Reservas e responsável pela receita de operadoras de turismo para Érica Campos.



Formado em Administração de Empresas pela Universidade Paulista (Unip), iniciou sua carreira aos 14 anos como contínuo, seguindo
para as funções de assistente e coordenador, ambas exercidas no departamento de Reservas. Desde seu ingresso no trade hoteleiro atuou nos hotéis Transamérica São Paulo (SP) e Ilha de Comandatuba (BA).



"Gosto muito da área comercial e do convívio com as pessoas, principalmente durante as negociações", afirma o executivo.


Sobre os novos desafios, Reis enfatiza que focará no aumento das vendas e incremento da receita. "A meta é atingir R$ 30 milhões
nas vendas diretas em segmentos como operadoras, show room, agências de viagens e internacional", explica.

Na área de reservas
Érica Campos é a nova coordenadora de Reservas e resposável pela conta de operadoras do Ilha de Comandatuba. A executiva é formada em Atendimento pela Boston College, nos Estados Unidos, e já passou pelo departamento de Recepção do Transamérica São Paulo e departamento de Vendas da rede.

"O objetivo é incrementar as vendas e aumentar a captação no mês de julho, uma vez que o mercado interno está aquecido", diz Érica.
Fonte e foto: HN(Ana Lucia Silva)

Hotel Canto das Águas recebe certificado




O Hotel Canto das Águas, em Lençóis, adquiriu o certificado da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) de primeiro hotel sustentável do Brasil. O título foi conquistado após dois anos de consultoria, iniciada pela área de certificação do Instituto de Hospitalidade através do programa Bem Receber.

O Canto das Águas é um dos principais meios de hospedagem da região da Chapada Diamantina e é integrante da associação Roteiros de Charme. Atualmente, cerca de 200 outros hotéis no Brasil estão em processo de certificação.
Fonte: Hôtelier News(Délia Coutinho) Foto: lencois.com.br

Bahiatusa lança no mercado os Roteiros da Bahia em revista



O 4 º Salão do Turismo - Roteiros do Brasil, que acontece entre amanhã (1º) e domingo (5) no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na capital paulista, será palco para o lançamento da revista 12 Roteiros Especiais para Você, desenvolvida pela Bahiatursa.

Com edição única, a publicação traz informações sobre os roteiros de Baleias, Corais e Florestas; Cacau com Dendê; Caminhos do Descobrimento; Farinha com Dendê; Mares da Bahia; Rota das Aldeias; Roteiro Chapada Norte; Roteiro das Águas e dos Vinhos do Velho Chico; Roteiro Integrado Caminhos do Oeste; Roteiro Volta ao Parque Chapada Diamantina e Roteiros Praias do Dendê, entre outros.

Após o lançamento oficial, o público poderá assistir ao show do forrozeiro Targino Gondim, que se apresenta no palco principal do evento a partir das 20h30.
Fonte: Hôtelier News(Fernando Chirotto)Foto: finaorquidea.com

O acarajé gigante do Breezes Bahia



O Breezes Bahia, localizado na Costa do Sauípe, pode entrar para o Rank Brasil - livro dos recordes brasileiros - ao produzir o maior acarajé do país. O prato símbolo da Bahia deverá ter 20 kilos e 30 cm de diâmetro, sendo preparado em comemoração ao Dia da Independência do Estado, em 2 de julho.

Segundo Xavier Veciana, diretor geral do grupo SuperClubs no Brasil, valorizar a cultura regional é essencial. "O Breezes sempre promoveu ações de manifestações culturais e não deixaríamos de prestar homenagem à Bahia", diz o executivo.

Para Paulo Silva, chef de cozinha do empreendimento, a receita é inovadora. "Para fazer a produção do prato reuniremos todos os recheios tradicionais do acarajé, que contém camarão, pimenta e caruru em uma única massa. As proporções normais são 200 gramas e 5 cm de diâmetro. Já fizemos diversos testes em nossa cozinha até chegar ao tamanho ideial, mas sem perder as carcterísticas originais", encerra.
Fonte: Hôtelier News(Juliana Albino)Foto:img.pinfotos.abril.com.br

IX Conferéncia Iberoamericana de Turismo

Portugal acolhe a IX Conferência Ibero-Americana de Ministros de Turismo, que decorre entre hoje e amanhã, no Grande Real Villa Itália Hotel & Spa, em Cascais, sob o tema “Conhecimento e Formação”. O secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, abre a conferência que conta com a presença de representantes dos Ministérios do Turismo de 18 países.Nesta reunião vão estar presentes, entre outros, os ministros do Turismo de Espanha, Joan Mesquida Ferrando, do Equador, Veronica Sion de Josse e da Costa Rica, Carlos Ricardo Jiménez, a subsecretária de Estado do Turismo da República Dominicana, Iris Pérez Arias, bem como representantes de organismos internacionais da área do Turismo, como a Organização Mundial do Turismo (OMT) ou a Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB).

A evolução recente do Turismo internacional e no espaço ibero-americano e as iniciativas em curso para responder à crise são dois dos temas que a Organização Mundial de Turismo (OMT) apresentará durante a IX Conferência, onde será também debatido o transporte aéreo comercial na perspectiva do Turismo.

Neste fórum, Portugal dará a conhecer a reestruturação da oferta formativa levada a cabo pelo Turismo de Portugal, apresentando ainda o caso prático das parcerias para a “Formação On Job”. O papel das tecnologias no sector do Turismo será abordado durante a sessão “e-governance” e discutido depois no painel “As Tecnologias da Informação e o sector turístico”.
Fonte: Publitúris

A ABETA no Salão de Turismo

Prezado (a) Jornalista,



A Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura – ABETA e o Ministério do Turismo têm a satisfação de convidá-lo (a) a participar da Coletiva de Imprensa do Programa Aventura Segura no Salão do Turismo 2009 – Roteiros do Brasil para divulgação das novas ações do Programa Aventura Segura e lançamento de novos projetos:



Ações Programa Aventura Segura



* Início do processo de Certificação em Turismo de Aventura
* Lançamento dos 10 Manuais de Boas Práticas de Turismo de Aventura



Novos Projetos



* Apresentação do PPCN - Programa de Promoção e Comercialização Nacional, iniciativa do Ministério do Turismo e execução da ABETA
* ABETA Summit 2009 – Encontro Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura (MTUR / EMBRATUR / ABETA)
* Convênio ABETA e Secretaria de Turismo de Minas Gerais para realização do Programa Aventura Segura em MG



Participantes



* Jean-Claude Razel – Presidente da ABETA
* Frederico Silva da Costa – Secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo do Ministério do Turismo
* Marcelo Pedroso – Diretor de Turismo de Negócios e Eventos da EMBRATUR
* Jurema Monteiro – Coordenadora-Geral de Apoio à Comercialização do Ministério do Turismo
* Jussara Rocha - Superintendente de Fomento e Desenvolvimento do Turismo da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais
* Germana Barros – Coordenadora Nacional dos Projetos da Carteira de Turismo do Sebrae Nacional
* Júlio César Calassara - Inmetro



SERVIÇO

Coletiva de Imprensa Programa Aventura Segura e ABETA – Salão do Turismo 2009

Local: Estande Aventura Segura

Av. 5 / Corredor C

Anhembi - São Paulo – SP

Data: 02 de julho de 2009

Horário: 15 horas



Atenciosamente,



Janaina Zonzin

Assessora de Comunicação ABETA

Tels: 31.3261.5707 / 9164.5135

E-mail: janaina@abeta.com.br

Skype: janaina.zonzin

Salão de Turismo

Amanhã pela manhã, dia 01/07/09, quarta-feira, às 11 horas, no auditório Elis Regina (Anhembi), o Ministro do Turismo Luiz Barretto e o Prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, acompanhado de diversas autoridades de todo o Brasil, como o vice-governador do Rio de Janeiro, Governador de Alagoas, Governador do Acre, Ministro dos Esportes, entre outros realizará a Solenidade de Abertura do 40 Salão do Turismo – ROTEIROS DO BRASIL.



Logo após a cerimônia de abertura, o Ministro e as demais autoridades irão abrir oficialmente o Salão por meio de um ato simbólico, cortando a faixa. Na sequência, o Ministro se dirigirá à Sala de Imprensa do Salão do Turismo onde concederá entrevista coletiva, programada para as 13horas.
Fonte. Ascom MTur